Os Testes Psicológicos são os instrumentos dos psicólogos mais conhecidos pela população em geral: seja na hora de tirar a carteira de habilitação ou em uma seleção de emprego, os testes psicológicos são utilizados.
A maior parte da população não entende como os testes funcionam. Para tirar algumas dúvidas e tranquilizar quem precisa passar por um psicotécnico, aí vão 5 perguntas e suas respectivas respostas sobre os testes psicológicos.
Quem pode aplicar os Testes Psicológicos?
É muito importante dizer que somente psicólogos podem utilizar os testes: testes psicológicos não podem ser aplicados por psiquiatras, pedagogos, assistentes sociais ou outros profissionais. Isso se deve à especificidade da sua construção e da necessidade de interpretação correta dos seus resultados. Testes psicológicos não são como testes de revistas femininas: seus resultados devem ser interpretados dentro de um contexto específico e, para isso, é necessário muito estudo e treinamento.
Quantos tipos de teste psicológico existem?
Basicamente, os testes psicológicos se dividem em dois tipos: psicométricos e projetivos.
O que são testes psicométricos?
Testes psicométricos são aqueles que fazem uso da medida matemática para avaliar o sujeito. Os resultados originam um cálculo e o resultado do calculo para cada sujeito é comparado com uma tabela do resultado para a população em geral. Como exemplos de testes psicométricos, temos o IFP (Inventário Fatorial da Personalidade), que avalia a personalidade do sujeito, e o QSG (Questionário de Saúde Geral), que avalia a saúde da pessoa no momento do teste.
O que são testes projetivos?
São aqueles testes que fazem uso da projeção, ou seja, são testes que permitem que a pessoa manifeste algum aspecto da sua história ou da sua personalidade, mesmo que não perceba isso. Por exemplo, temos o HTP (Teste da Casa-Árvore-Pessoa), que avalia a personalidade através de desenhos, e o TAT (Teste de Apercepção Temática), que usa as histórias que o indivíduo conta para avaliar a sua personalidade e o seu estado mental. O Rorschach, o famoso teste das manchas, também é um teste projetivo.
Como são construídos os testes?
Testes psicológicos partem de “construtos”, ou seja, o que vai ser avaliado. Um teste que mede “inteligência”, para dar um exemplo, parte de uma definição clara do que é inteligência (p.ex.: “inteligencia é a capacidade de reagir aos estímulos do ambiente de forma a melhor adaptar-se” – uma definição que pode ser mudada de acordo com o autor do teste) . A partir daí, é construído um instrumento que permite que o psicólogo avalie a inteligência – de acordo com a definição dada pelo teste. Os testes psicológicos são então aplicados a vários grupos de pessoas para definir qual parte da população pode ser avaliada a partir deles e como os resultados devem ser interpretados. O Conselho Federal de Psicologia então avalia as pesquisas e define se os testes podem ou não ser utilizados pelos psicólogos.
Extraído site: http://www.conversadepsicologo.com/
ResponderExcluirGosto muito de aprender sobre os testes psicologicos, eles ajudam muito no trabalho de avaliação. Penso também, que deveriam valorizar mais este método e o profissional. Em concursos publicos por exemplo, é muito comum vermos um candidato que não passou no teste psicologico, recorrer e conseguir a aprovação por meio da justiça. Se é para invalidar o trabalho do psicologo ou ate mesmo o teste, então por que aplica-los? vejo muitos dizerem que em teste psicologico não tem como "perder" pq depois e só recorer. Hoje é facil também encontrarmos os teste e a forma de aplicação na internet, o que é algo exclusivo do psicologo. Estas questões deveriam ser revistas.
ResponderExcluirConcordo com Tamiris, os testes psicológicos estão cada vez mais banalizados. Vejo as pessoas falarem sobre os teste como se eles fossem uma perda de tempo e não tivessem importância alguma. Porém os testes são uma ótima forma de auxiliar em diversas avaliações que nós psicólogos precisamos fazer.
ResponderExcluirInício do semestre 2011.2
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApesar do meu pouco conhecimento sobre o tema, considero os testes um recurso psicológico bastante significativo, pois eles surgiram apartir da necessidade de avaliar a nossa concentração, memória, raciocínio lógico, inteligência e personalidade. Com os testes conseguimos também estimar o nosso equilíbrio emocional e a habilidade em gerenciar os momentos de crises.
ResponderExcluir